quarta-feira, 25 de março de 2015

Spaghetti à la Carbonara do Marco Pierre White (ou quase, quase)

Só para provar que não me esqueci do blog, não emigrei ou não morri, venho com um post sobre uma coisa que qualquer um tem que fazer mesmo quando não se tem tempo para respirar, que é: comer!

Tenho acompanhado o Masterchef Australia e há algumas semanas atrás passou por lá o Marco Pierre White, que entre factos, foi o mais jovem chefe a conseguir as tão afamadas estrelitas Michelin e foi também um dos professores do Gordon Ramsay.
Ele fez uma Carbonara que me deixou avariadinha dos olhos e com as pupilas gustativas a pedirem-me para cozinhar.

Aqui vai a minha tentativa da Carbonara do Marco Pierre White. Ficou bem mas bem melhor que aquela receita comum. Ficou para lá de deliciosa.


Ingredientes (para 2 pessoas):

- 200g de esparguete
- 15 fatias de bacon
- natas
- 2 gemas de ovo
- mistura de 3 queijos
- queijo parmesão
- sal
- pimenta
- oregãos


Preparação:

Colocar as fatias de bacon num tabuleiro forrado a papel vegetal e levar ao forno a 200º até que estas percam a gordura e fiquem crocantes. Depois cortar em pedaços.
Numa panela com água, quando ferver, juntar o sal e o esperguete. Deixar cozinhar só até ficar no estado al dente.
Entretanto colocar um wok a aquecer. Vamos precisar dele bem quentinho mais à frente.
Misturar as gemas de ovo com a mesma quantidade de natas, sal, oregãos e pimenta a gosto.
Quando a massa estiver cozida, escorrer e colocar no wok (previamente aquecido). Colocar em lume brando e juntar a mistura das natas. Envolver bem até o molho engrossar ligeiramente.
Parte do grande segredo do sucesso do prato está no empratamento. Deve-se colocar os ingredientes sempre em camadas sucessivas com a seguinte ordem: bacon, 3 queijos e massa.
No final polvilhar com queijo parmesão.

Não sei se apanhei todos os pormenores da receita do Marco porque no momento em que estava a ver o programa confiei na minha memória. Mas foi assim que fiz e posso dizer que ficou ma-ra-vi-lho-sa. Para quem gostar da massa com mais molho, é só carregar na natas.

Et voilà!

2 comentários:

  1. Também gosto muito de ver o MasterChef. Até o dos miúdos.

    Mas que bom aspecto!

    ResponderEliminar