quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Universidade vs. Casa dos Segredos

Hoje de manhã ouvia a edição do programa da Antena 3, o "Outra Coisa" do Luís Franco Bastos e Filipe Homem Fonseca e levou a um banho de realidade.

Candidataram-se ao Ensino Superior 42 mil estudantes e 105 mil pessoas à Casa dos Segredos.
A verdade é que, a forma como o assunto foi abordado na rubrica faz todo o sentido. Os jovens estudam para atingirem um destes dois cenários: ou desemprego ou emigração.

Agora que a minha irmã está a concorrer ao Ensino Superior, tenho pensado muito no assunto, nas coisas do futuro. Claro que o Luís Franco Bascos aborda as coisas de forma crua (mas muito divertida) mas, atualmente, para se ter sucesso, das duas uma, ou se é emigrante ou se é concorrente da Casa dos Segredos. A Fanny fez strike.

Já aqui falei N vezes sobre a possibilidade de emigrar, de amigos e familiares que emigraram... Mas toca-me especialmente este assunto por estes dias porque os amigos de Manchester estão por cá esta semana, hoje vieram ao Porto ver a sua antiga casa e no fim-de-semana partem para já não voltarem mais a Portugal até o filho deles nascer. Um dos meus tios mais queridos, estava emigrado em Angola há uns 10 anos no mínimo, agora, com quase 50 anos teve que dar mais uma vira-volta na sua vida. A situação por lá complicou-se e durante as suas férias de Agosto, arranjou um novo trabalho em França. O meu tio, volto a reforçar a ideia, com quase 50 anos, recomeça do zero, com a diferença que desta vez nem a língua conhece.

E depois o meu pai...
Continua em Bilbau...

Mas fico chateada por existirem 105 mil encostados que concorrem à casa do Segredos? Não! São menos esses os que não passam à frente de quem luta a sério por um futuro digno e melhor, apenas porque tem um par de mamas ou biceps jeitosos.

Fico triste porque a nossa mentalidade (da generalidade dos portugueses) não é diferente. Caso as pessoas procurassem um futuro e não se encostassem à espera que ele passe, haveria muito mais gente a concorrer ao ensino superior e menos à Casa dos Segredos... e é essa a mentalidade que eu gostava que todos tivéssemos. Se assim fosse, julgo que seria o suficiente para que as pessoas que mais gostamos não fossem levadas para longe. Levadas por si ou pelas forças das circunstâncias...

Eu reconheço que tenho bastante o habito de falar com base nos casos isolados, tendo em conta a minha realidade, mas quem não o tem?
Mas a verdade é que a minha realidade começa a ser cada vez mais a generalidade.

Mesmo para mim e para o Miúdo, a necessidade de emigrar é cada vez maior e acho que ninguém pode recriminar porque ambicionarmos mais e melhor para nós. Cada vez que digo que ambos temos trabalho mas que pensamos constantemente na possibilidade de emigrar, os mais sinceros dizem "Deixa-te disso mulher!", "Lá sabes quanto custa partir assim para fora?" ou "Tens trabalho... Deixa-te disso masé..." e os mais hipócritas olham-me de lado sem coragem de dizer o que lhes vai na cabeça. Eu só tenho um vida, uma juventude, um futuro e não quero deixar de os aproveitar ao máximo. Não é porque todos estão mal ou a viver na porcaria que eu sou obrigada a viver. Não é porque todos se acomodam que os outros se têm que acomodar. Só é triste é termos a necessidade de viver na porcaria ou de nos acomodar. E quando alguém vive menos um bocadinho que na porcaria, aos olhos da sociedade, é de facto um ingrato. Não, apenas não quero deixar de procurar por melhor.

Gostava que esta sociedade olha-se mais para o todo e que cada um menos para o seu umbigo.

E porque esta dissertação toda? Não, não foi só pelo Luís Franco Bastos (mas também, claro). Hoje foi-me dito (a mim e a todos os colegas de trabalho) que agora temos um parceiro e que vamos "fazer um floreado de coisas", foi reunião de 1h com 16 pessoas numa sala, apresentaram-nos duas pessoas que fazem parte desse novo parceiro, e depois? Viram-se as costas e a congeminação começa. Infelizmente é assim!

E se pelo menos eles tivessem um biceps jeitosos, ainda se aproveitava qualquer coisa... Mas não!

Para umas boas gargalhadas, não deixem de ouvir em podcast o "Outra Coisa" de hoje.


2 comentários:

  1. Quando li essa notícia nem queria acreditar...
    Sim eu sou de Ansião (embora já não viva lá há mais de 10 anos) :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que não estava no escritório quando vos chamaram para essa reunião... ia ter de estar a levar uma vez mais com todas aquelas falsidades e não ando mesmo com vontade para isso.
    Queria mesmo arranjar um novo emprego... Ninguém está a precisar de pessoas trabalhadoras como nós?

    ResponderEliminar