segunda-feira, 31 de março de 2014

Dei-me ao trabalho de...

...enviar um e-mail para dizer isto.


"Exmos. Senhores,
Na qualidade de potencial cliente, dirigi-me ao vosso stand da «marca» no Porto, com a finalidade de conhecer as especificidades dos vossos produtos «tal» e »coiso».
Fui agradavelmente recebida pelo vosso Assessor de Vendas, Sr. MM, a quem identifiquei claramente um perfil de colaborador comercial respeitando as melhores máximas da atividade. Apresentou-nos os produtos, enaltecendo todas as características diferenciadoras dos mesmos e quando confrontado com a nossa visão de produtos concorrentes, demonstrou sempre o discernimento necessário para expor as vantagens do seu produto em relação à concorrência sem enveredar pelo caminho mais fácil: denegrir a imagem concorrente sem fundamentos.

Como consumidora racional, procurei outro concessionário da marca para obter informações complementares e outras propostas quanto a preço e prazo de entrega do produto.
Na passada terça-feira dirigi-me novamente ao vosso stand do Porto na tentativa de negociar pela ultima vez a proposta de um «marca» «coiso» que seria vendido a uma empresa.

Embora a vossa empresa não tenha apresentado um preço tão competitivo quanto esperava, enalteço novamente o trabalho do Sr. MM que se mostrou disponível para responder aos requisitos do cliente.
O Sr. MM convidou o seu chefe de vendas, que neste momento não me recordo do nome, para participar naquela breve reunião de forma a transmitir que a vossa empresa não poderia ceder mais na sua proposta. Agradecendo todo o esforço, comuniquei que então iria reunir com a concorrência para fechar negócio. Com espanto, o vosso chefe de vendas que trabalha com o Sr. MM literalmente expulsou-me, juntamente com as duas pessoas que me acompanhavam do vosso stand pronunciando frases deselegantes como "se não fechamos negócio hoje, não vale a pena estarmos a conversar!" em tom arrogante.

Até ao momento ponderávamos ainda fechar negócio com a vossa empresa, mesmo o preço apresentado sendo ligeiramente superior à concorrência. O Sr. MM sempre transmitiu uma imagem de confiança da empresa, o que nos fazia pensar que no serviço pós-venda, caso necessário, teríamos uma empresa disponível e com recetividade para os pedidos dos clientes. Após a postura e comportamento do chefe de vendas, qualquer duvida dissipou-se e efetivamente fechamos negócio com uma empresa da concorrência com um valor inferior.

Em suma, pretendo apresentar uma recomendação do vosso assessor de vendas MM e ao mesmo tempo apresentar o meu descontentamento com o vosso chefe de vendas.
Recordo ainda que qualquer pessoa, até fechar negócio (com a vossa empresa ou com outra empresa concorrente) será sempre um potencial cliente. Eventualmente, mesmo depois de negócio fechado com outra empresa, essa mesma pessoa pode continuar a ser um potencial cliente porque trabalha com pessoas e com empresas. Melhor comercial que os assessores de vendas nos vossos stands, são os clientes satisfeitos.
Dispensei alguns minutos do meu quotidiano para escrever este e-mail porque considerei que o Sr. MM deveria receber uma recomendação de uma potencial cliente que viu com agrado a sua postura comercial.

Com os melhores Cumprimentos,"

Por azar, a pessoa que recebe o e-mail geral da empresa é o Chefe de Vendas a que me referia. :( Valeu zero.
Descobri porque me respondeu "No seguimento do negócio fui bastante objetivo e incisivo relativamente ao preço não podia alterar. Umas vezes ganhamos outras vezes perdemos negócios."
Desta vez perderam!

1 comentário: