quarta-feira, 26 de março de 2014

Animais nos Hospitais

Hoje li uma noticia que dava conta de um cão de pequeno porte que ficou dois dias à porta do hospital de Coimbra onde viu o seu dono desaparecer. Por mais que a equipa de segurança o tentassem retirar do local, o cãozinho não abandonou e ficou ali à espera por dois dias. Podem ler a noticia aqui.

Este é um tema que me faz transpirar um bocadinho, até...
Eu compreendo que nem toda a gente goste de animais como de pessoas, que não considere um animal como um amigo e que não consiga lidar bem com pelos, patas, hálitos caninos, etc. Mas também compreendo que seja por falta de contato, de informação ou por uma má experiência.
Apesar de já se ter feito muito neste sentido, principalmente nos últimos anos, a mentalidade das pessoas ainda vai ter que evoluir bastante para quem não gosta de animais também aceite quem gosta.

Para mim, não faz sentido nenhum que alguém hospitalizado fique inibido de contatar com os seus animais de estimação, principalmente quando falamos de internamentos mais prolongados. Ainda que as unidades hospitalares tivessem que criar uma salinha de convívio para que os doentes pudessem receber visitas dos seus mais fieis amigos como recebem de qualquer outro amigo humano e na maior parte das vezes não tão fiel.

Há variadíssimos países em que já são aceites visitas de animais de estimação nos hospitais e que acabamos por comprovar que tem um impacto positivo e significativo para a recuperação de doentes, ou pelo menos para a determinação destes em combater uma doença.

Prova que os animais conseguem ter mais coração que muitas pessoas...

Sem comentários:

Enviar um comentário