segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Como os tempos mudam...

... e sabe-se lá se para melhor ou para pior?
Já se sente o espírito natalício por quase todo o lado, mesmo em casa das pessoas e o meu aniversário ainda nem chegou.

Lembro-me que quando era pequenina e (mesmo adolescente), quando chegava ao meu aniversário, tinha a sensação que ainda faltava muito para chegar ao Natal.
Quando era mais nova, fazia a árvore de Natal com os meus pais no feriado de 8 de Dezembro, depois, mais ou menos quando a minha irmã nasceu, passamos para o feriado do dia 1.
Agora, em casa da maior parte das famílias já há enfeites de natal, árvore e até presentes aos pés do pinheirinho. Claro que levado ao extremo este assunto, estão os centros comerciais. Final de Outubro e já andavam nas fainas da montagem natalícia.

Quanto no inicio dizia "e sabe-se lá se para melhor ou para pior?" referia-me ao verdadeiro espírito natalício, aquele que vem de dentro das pessoas e não de dentro das lojas. Há pouco falava com uma amiga que está a viver em Manchester via chat do FB que me disse que lá as pessoas tem um espírito natalício bem diferente do nosso. Organizam-se feirinhas e mercados de Natal, as pessoas andam pelas ruas a respirar e viver o Natal. Claro que, depois está a outra face na moeda, e a dele por ser a libra, dá outro alento no hora de comprar umas prendinhas. Daí a duvida. Será o espírito natalício deles (ingleses) mais verdadeiro que o nosso, ou têm apenas mais dinheiro?
Bem, eu acho que é um misto dos dois. Quanto mais não seja, se as pessoas vivem com menos dificuldades financeiras, têm outro motivo adicional para se sentirem felizes nesta altura.
Não que o dinheiro traga tudo, mas atualmente, até o dinheiro é necessário para trazer saúde em muitos casos.

"Dinheiro não é tudo na vida!" mas ter algum de sobra dá muito jeito.

2 comentários:

  1. Também em minha casa inicialmente se fazia a árvore e se colocavam todos os apetrechos que o natal traz consigo no feriado de 8 de Dezembro, depois veio a filha (eu) refazer regras e passou para o feriado de 1.. Mais que isso não. E chateia-me também os centros comerciais, sendo que já escrevi um texto sobre isso...
    Quando ao espírito inglês, o nosso, o dinheiro... Sim, sem dúvida, eles têm um motivo extra para estarem felizes
    um beijo,
    DMoura

    ResponderEliminar
  2. eu acho que e por aí, sobretudo porque não há tristeza nem aquele peso constante do dinheiro e das preocupações.. tb há pra alguns mas pra uma minoria. ms eles são loucos pelo natal tb, de uma maneira diferente da nossa mas desde setembro lol o que faz muita diferença, parece tudo maior porque vivem meses e meses a pensar nisso! lá nisso viemos pro sitio certo, andem cá ter que o chá já tá mais que feito :) LU*

    ResponderEliminar